Offline
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Círio de Nazaré: grande procissão volta às ruas de Belém após dois anos sem romarias oficiais na pandemia
09/10/2022 09:18 em Fé

Neste domingo (9), é celebrada a grande procissão da 230ª edição do Círio de Nazaré, em Belém, para homenagear a padroeira da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré. O tema deste ano é “Maria, Mãe e Mestra” e nos convida à refletir sobre os ensinamentos de Maria para a evangelização.

A romaria sai da Catedral de Belém com destino à Basílica Santuário, erguida no mesmo local em que a Imagem foi achada em 1700, pelo caboclo Plácido. Percorre o Centro Histórico de Belém e alguns dos principais monumentos representativos da história da cidade, como o Ver-o-Peso, Estação das Docas, Praça da República, entre outros. São em torno de seis horas, num percurso de 3,600 Km, em que mais de dois milhões de pessoas devem caminhar em oração, devoção e agradecimento.

 

O Círio é o momento para entender o mistério do “sim” de Maria, um dos eventos fundamentais para a Igreja, que convida multidões à comunhão com Jesus. As manifestações marianas estão espalhadas pelo mundo com o propósito de anunciar o Evangelho. Entre as manifestações está o Círio de Nazaré, a festa da Rainha da Amazônia, celebrada desde o dia 8 de setembro de 1793. Passando a ser realizado no segundo domingo de outubro a partir de 1901.

 

6h – Missa do Círio de Nazaré (Catedral de Belém)
• Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará

7h – Procissão do Círio de Nazaré 2022 (Catedral – Basílica) (7ª Romaria)

12h30 – Missa da chega do Círio (Praça Santuário)
• Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém do Pará

18h – Missa da abertura da Quadra Nazarena (Basílica)
• Dom Murilo Krieger, Arcebispo Emérito de São Salvador (Bahia)

20h – Círio Musical – Padre Antônio Maria (Praça Santuário)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!