Offline
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Recife recebe 118ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro
08/12/2022 08:33 em Fé

É dia de celebração. Pela 118ª vez, a Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro transformará, nesta quinta-feira (8), a Zona Norte do Recife em um grande recinto de fé e adoração, através das demonstrações de católicos, que, tradicionalmente, sobem o Morro cumprindo promessas alcançadas ou renovando os votos e os pedidos por graça, por um ano melhor, de saúde e paz. De acordo com a Igreja Católica,

ao término da festa, mais de um milhão de pessoas terá passado pelo Santuário, desde o dia 28 de novembro (300 mil somente hoje). Depositando orações e fitinhas coloridas aos pés da imagem da santa, ato que se repete há décadas.

 

Além da retomada de atividades que não puderam acontecer nos últimos dois anos, por causa da pandemia, a edição de 2002 é especial para o evento religioso. A Festa do Morro da Conceição, realizada em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. O decreto foi assinado ontem pelo governador Paulo Câmara e publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado. O processo de reconhecimento teve início em 2017 e foi decidido no mês passado.

 

Desde a madrugada de hoje, celebrações de santas missas acontecem com o intervalo de uma hora. A última acontecerá às16h, com celebração do padre Damião Silva, que, após a cerimônia, animará o público com canções católicas para receber a procissão. Confissões também acontecem ao longo do dia. Pela manhã, das 6h às 11h45; pela tarde, das 13h às 18h. O encerramento solene será com ao arcebispo de Olinda e recife, Dom Fernando Saburido, às 19h30.

 

A festa e toda a sua estrutura foi planejada com base no “roteiro” do ano de 2019, antes da pandemia da Covid-19. Procissões com bandeiras na abertura e também na hora do encerramento da festa, que não aconteceram nos dois últimos anos, serão retomadas nesta quinta-feira. A principal procissão acontecerá hoje á tarde, saindo do estacionamento da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, às 15h. Atravessará a Ponte do Limoeira e seguirá por quase toda a extensão da Avenida Norte, até subir o Morro da Conceição. Dois trios elétricos acompanharão os fiéis e devotos de Nossa Senhora, num percurso de 8 km, com duração de três horas. Para isso, embora seja feriado municipal, o trânsito será interditado com bloqueios itinerantes.

 

O acesso de veículos ao Morro da Conceição estará proibido em pontos estratégicos até a madrugada desta sexta-feira (9), em ação da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Estão interditados os cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte Miguel e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda a extensão da Rua Itacoatiara. Apenas moradores com comprovantes de residência podem transitar na área.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!