Offline
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Metroviários encerram greve após 23 dias de paralisação; metrô volta a funcionar na segunda-feira
25/08/2023 22:36 em Transporte

Assembleia foi realizada na noite de sexta-feira (25), um dia depois de categoria se reunir com representantes do governo federal.

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) decidiu, na noite da sexta-feira (25), encerrar a greve, que já durava 23 dias (confira a cronologia abaixo). No entanto, de acordo com a categoria, o metrô só volta a funcionar integralmente a partir da 0h da segunda (28), mantendo o regime de paralisação no fim de semana.

Dessa forma, no sábado (26) e no domingo (27), os trens continuam circulando nos horários das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h.

Os funcionários do metrô realizaram a assembleia na Estação Recife, no Centro da cidade, um dia depois de se reunirem com representantes do governo federal e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Segundo o Sindmetro-PE, 112 trabalhadores votaram a favor da proposta e 62 foram contra. O acordo contempla os seguintes pontos:

 

  • Reajuste de 3,45%, de acordo com o IPCA, para toda a categoria;
  • Piso salarial distribuído em cinco níveis;
  • Garantia de Acordo Coletivo Especial (ACE), assegurando que os servidores poderão ser deslocados para outros órgãos públicos caso o sistema seja privatizado ou extinto;
  • Realização de comemorações no Dia do Metroviário, celebrado no dia 26 de outubro;
  • Garantia da redução da jornada de trabalho para quem tem filho com deficiência, sem a redução do salário;
  • Revisão do estudo do Programa de Empregos e Salários (PES), que deve ser apresentada em menos de 20 dias.

 

Os metroviários também conseguiram que os dias parados descontados sejam restituídos em folha de pagamento suplementar até o quinto dia útil do mês de setembro.

 

De acordo com o Sindmetro, a categoria decidiu manter o estado de greve e agendou uma nova assembleia para o dia 5 de setembro.

 

fonte: G1

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!